organize o dinheiro

6 frases comuns de quem acha que NÃO precisa organizar o dinheiro

A maioria de nós não foi ensinada sobre organização financeira. Não aprendemos nas escolas e nem na faculdade e quem tem sorte aprendeu com a própria família (mas são poucos).

Normalmente, aprendemos com a dor, quando chegamos ao ponto de ter dívidas ou quando as contas começam a não fechar no fim do mês.

Isso tudo é verdade, mas nunca é tarde para aprender à cuidar do próprio dinheiro, aqui no site e no curso do Caderno Financeiro eu falo muito sobre isso.

Em algum momento as pessoas precisam assumir a situação que está mesmo que ela não seja como deseja. Muitas acham que não precisam de organização financeira para melhorar a sua situação, acreditam que uma hora tudo vai se ajeitar.

Eu separei alguns motivos das pessoas acharem que não precisam de um orçamento:

#1 “Não tenho dinheiro suficiente para organizar”

Uma das razões é pensar que o dinheiro que ganha não é o suficiente para organizar o próprio dinheiro.

Como elas acham que não ganham dinheiro o suficiente, acreditam que um planejamento não vai mudar em nada a sua situação.

E isso não é verdade! Independente de quanto você ganha, você precisa saber para onde o seu dinheiro está indo, ter um controle financeiro e apenas um orçamento e planejamento vai te mostrar isso. Assim, a medida que você for ganhando mais dinheiro, você vai saber como planejar melhor o seu dinheiro. Sem um orçamento, você não sabe se a sua situação financeira é boa ou ruim e não tem como criar um plano de ação para melhorá-la.

#2 “Sei meus números (de cabeça).”

Isso é muito comum.

As pessoas acharem que gastam um certo valor em uma despesa pessoal e a realidade chega a ser 30-40% mais. Quer um exemplo? Pense quanto você ACHA que gasta em supermercado ao mês? Então, pegue o seu extrato do banco do último mês e avalie quanto você realmente gastou com essa despesa. Foi bem mais, acertei?

A contabilidade mental não funciona e a psicologia econômica está aí para provar. Quando pensamos que temos os números na cabeça, é bem provável que sejam apenas aquelas despesas maiores (aluguel, condomínio, água, luz…) e deixamos as pequenas do dia a dia que costumam pesar muito no orçamento. Nossa vida é corrida, como temos a certeza de que os números certos estarão na cabeça?

Organize o seu dinheiro com um planejamento que estará tudo resolvido.

 

organize o seu dinheiro

#3 “É muito tarde para organizar o meu dinheiro.”

A sensação de perdi muito tempo, se eu tivesse pensado em planejar o meu dinheiro há 10 anos eu estaria muito bem hoje. Ok, eu concordo. Mas também não é possível voltar atrás e construir um patrimônio desde o começo.

Pense que se você não fizer isso agora, daqui 10 anos você vai pensar que poderia ter começado antes também.

Ainda dá tempo. Um planejamento do seu dinheiro vai te ajudar à manter suas contas em dia, saber quanto ganha e gasta todos os meses, definir objetivos e prioridades no seu orçamento e parar de viver apenas para pagar contas. É isso que você quer ?

 

#4 “Um orçamento vai limitar minha vida.”

Associar um planejamento como algo que te limita é bem comum mas não é verdade.

Fazer um planejamento e saber como você gasta o seu dinheiro vai te ajudar à ter liberdade, flexibilidade e mais tempo com a sua família. Sabe por quê ? Você vai saber definir as despesas que são importantes para você, descartar as que não são, aprender à dizer não e ter um consumo muito mais consciente.

Mude a maneira de pensar sobre o seu dinheiro e orçamento. Não é coisa ruim, é uma ferramenta para você ter a vida que você quer.

Quanto ganha e quanto gasta, você precisa saber disso!

 

#5 “Um orçamento exige muito trabalho.”

Eu sempre digo para optar pelo simples. Se você precisa de 2h por dia para montar um planejamento, é bem provável que você desista no 2º dia. Se a sua planilha tem vários gráficos e até fala com você, talvez ela tenha mais informação do que você precisa no momento e isso vai te deixar confusa.

Busque uma forma de organizar o seu dinheiro com apenas 5-10 minutos ao dia e crie o hábito aos poucos. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Eu faço isso todos os dias e é uma sensação muito boa saber que tenho o controle do meu dinheiro, saber que estou com um consumo muito mais consciente e posso focar em coisas mais importantes como minha vida, minha família e amigos.

 

#6 “Eu tenho medo de encarar minha vida financeira”

Eu entendo! Temos medo do desconhecido mas a partir do momento que conhecemos a realidade como ela é, passamos a pensar o que deve ser feito para melhorá-la. Mesmo que no começo podemos encarar e ter um sentimento desesperador.

Sugiro baixar a amostra do Caderno Financeiro e fazer o exercício Roda da Vida Financeira como mostrado na imagem abaixo. Nesse exercício você vai saber quais áreas da sua vida financeira é importante focar e então aos poucos vai melhorando os outros quadrantes.

 

roda da vida financeira

 

Bônus: Organização financeira de sucesso

 

#1 Saiba quanto você ganha e gasta todos os meses

E não o quanto você ACHA que gasta. Pegue o seu extrato do banco, todas as suas contas e papéis que você juntou ao longo de 1 mês. Coloque no papel, some a anote. Quanto você gastou em cada despesa? Faça o download da Checklist Orçamento Pessoal para separar as suas despesas pessoais em cada categoria.

#2 Faça um planejamento do próximo mês

Ok, você olhou para trás e avaliou o quanto gastou no último mês ou nos últimos meses, certo?

Agora, precisamos olhar para frente, definir o quanto você vai gastar em cada categoria antes de gastar. Não é o momento mais de olhar para trás porque você não vai ter o seu dinheiro de volta, então, defina suas prioridades de despesas, corte gastos e saiba quanto você via gastar e quanto vai sobrar ao fim do próximo mês.

#3 Acompanhe a adapte

O primeiro planejamento financeiro nunca é perfeito, é necessário adaptações. Talvez você não tenha definido o valor certo para algumas despesas, você pode ter achado que gastava um certo valor mas a realidade é bem maior. Por isso, vá adaptando de um mês para o outro, não se exija tanto e não queira acertar de primeira, se divirta no processo e sinta que você está controlando o seu dinheiro cada vez melhor.

Boa organização!

Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *