finanças pessoais

3 métodos simples de planejamento financeiro para você escolher o que mais se encaixa no seu perfil

O caminho mais fácil para atingir seus objetivos financeiros é um planejamento financeiro bem feito.

Olá leitor, me chamo Douglas Gonçalves e sou autor do Blog Dicas Financeiras. Venho aqui no Blog da Kalina para falar sobre um dos primeiros assuntos que devemos nos importar quando falamos de Finanças, planejamento financeiro. Um planejamento financeiro bem feito será um norte que guiará quem quer viver dias melhores financeiramente.

Introdução

A bem da verdade o planejamento financeiro deve ser algo simples e prático. Um bom planejamento consiste em definir gastos para o mês e tentar cumpri-los. Se você se predispôs a gastar somente 20% do seu orçamento com alimentação no mês seguinte, tome providências para gastar até esse limite.

Algumas pessoas irão dizer que é desnecessário tal controle e eu duvido muito que todos os educadores financeiros que recomendam um planejamento financeiro o façam. Porém eu não tenho dúvida que essa é a melhor forma de organizar-se financeiramente. Por esse motivo é que pessoas endividadas, e que não sabem para onde vai o dinheiro todo mês, devem obrigatoriamente fazer um bom planejamento.

Mesmo que você acredite ter total controle do seu orçamento, sugiro também que teste alguns meses de planejamento financeiro para verificar na prática que é possível reduzir gastos e alcançar objetivos.

Não deixe de conferir as 10 Dicas de como organizar as finanças pessoais.

O que é planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro nada mais é do que definir para onde vai o seu dinheiro, seja para gastos, seja para investimentos.

Podemos dividir o planejamento basicamente em 3 etapas: definir metas financeiras, traçar estratégias com base nas metas, identificar o que pode ser aprimorado ou modificado e retomar novamente o processo.

O principal motivo de realizar um planejamento financeiro é saber que caminho seguir, saber o que você vai fazer e então tomar o controle das suas finanças.

7 Sinais de que você precisa de ajuda com as suas Finanças.

1- Modelo básico

Um bom planejamento nos possibilita descobrir para onde deve ir o dinheiro e, consequentemente, permite cortar gastos e economizar.

Um modelo básico de planejamento consiste em identificar seus gastos e, a partir daí, construir um modelo pessoal a ser seguido.

Veja um exemplo simples de planejamento financeiro:

  • 30% moradia e transporte;
  • 30% alimentação;
  • 20% lazer;
  • 5% vestuário;
  • 5% imprevistos; e
  • 10% poupar e investir.

2- Regra 50/30/20

É mais um ótimo método de planejamento financeiro e comprovadamente eficiente.

A regra 50/30/20 faz você alinhar seus gastos com seus objetivos financeiros. É um método simples e prático.

Veja como funciona:

  • 50% da sua renda deve ser destinada para despesas como aluguel, alimentação e transporte;
  • 30% para desejos pessoais como compra de roupas, restaurantes, cinema e viagens; e
  • 20% para metas financeiras como poupança, investimentos e pagamento de dívidas.

Ainda não sabe investir? Confira este guia aqui.

caderno financeiro amostra

3- Método dos potes

O método é muito fácil de se explicar apesar de ser um pouco mais detalhado e extenso. Porém muitas pessoas acham mais difícil de por em prática.⠀

Se você é mais detalhista e quer fazer um orçamento mais bem elaborado este pode sim ser o método ideal e talvez o mais eficaz.

Ele consiste em dividir o orçamento em 6 potes. Cada frasco é responsável por uma parte importante da sua vida. Se você seguir este método a risca, muito provavelmente nunca mais irá gastar mais dinheiro do que pretende.

Veja a divisão dos gastos:

  • 55% despesas (pagamento de contas, despesas diárias ou mensais);
  • 10% lazer (cinema, restaurante);
  • 10% poupança (poupar, investir);
  • 10% educação (cursos, palestras);
  • 10% consumo (carro, TV, academia); e
  • 5% doação (presentes, caridade).

Conclusão

Não esqueça que todo cada método de planejamento financeiro pode e deve ser flexível, adote o que melhor se encaixar no seu perfil e faça as adaptações necessárias para um melhor planejamento. Seu dinheiro agradece!

Confira 27 Dicas Financeiras práticas para você economizar no seu dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *