livros de finanças pessoais

21 livros sobre dinheiro: finanças pessoais e investimentos

Neste artigo separei uma lista com 21 livros de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para quem quer organizar o dinheiro e fazer o seu planejamento financeiro pessoal. Você vai encontrar também nesta lista e-books de finanças para você baixar 🙂

Antes, se você não sabe por onde começar a fazer um controle pessoal, eu sugiro você fazer o download gratuito da Planilha de Orçamento Pessoal e então começar a planejar o seu dinheiro para os próximos meses.

Separei por categorias: clássicos, organização financeira, dinheiro e emocional, consumo consciente, coaching financeiro, dinheiro e espiritualidade, começar a investir e como bônus: ferramentas para você organizar o seu dinheiro.

Segue a lista:

Clássicos de finanças pessoais

Quem começa a estudar sobre finanças pessoais e educação financeira, se inicia com os clássicos que são aqueles livros “de cabeceira” para você sempre reler 🙂

1 – Pai rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

finanças pessoais

O best-seller de Robert Kiyosaki mostra a importância das finanças pessoais e ensina como sair da chamada “corrida dos ratos” onde a maioria das pessoas está presa ao trabalhar e aumentar o padrão de vida cada vez mais. O autor ensina que para sair desse ciclo é importante buscar a renda passiva através de investimentos, imóveis, ter o seu próprio negócio e proteger o patrimônio.

2 – O homem mais rico da Babilônia – George Clason

organize o seu dinheiro

O homem mais rico da Babilônia é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos , o autor mostra soluções para não desperdiçar recursos, buscar conhecimento  e informação em vez de apenas lucro, proteger a renda para o futuro e ser cada vez mais consciente.

3 – Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

educação financeira

O autor T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.  Ele mostra como substituir uma mentalidade destrutiva e ensina um método eficiente para administrar o seu dinheiro.

“Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

Organização Financeira e planejamento financeiro

Se você já leu os clássicos de finanças pessoais e entendeu a importância de começar a ter organização financeira e cuidar melhor do dinheiro, hora de seguir em frente. Os livros a seguir tem linguagem simples e acessível para quem está iniciando os estudos do assunto.

4 – Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi

dinheiro

Gustavo Cerbasi é uma referência em Educação Financeira e Finanças Pessoais e é por isso que este livro é tão importante para quem quer começar a organizar o dinheiro. Neste livro, Gustavo Cerbasi mostra o passo a passo para fazer um planejamento financeiro pessoal e para atingir seus objetivos. Com uma linguagem simples e acessível apresenta dicas para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro e alcançar um equilíbrio financeiro.

Leitura essencial!

5 – Dinheiro: 7 passos para a liberdade financeira- Tony Robbins

finanças para automonos

Quem não sonha com a liberdade financeira: poder viajar, fazer o que gosta sem ter que se preocupar com ter dinheiro até o final do mês?

Neste livro, Tony Robbins mostra que é possível sim transformar as suas finanças pessoais. Um livro com muito conteúdo e baseando-se nos fundamentos da Programação Neurolinguística (PNL) , o autor mostra ferramentas para alcançar a independência financeira.

6 – The Wealthy Barber (inglês)

como organizar seu dinheiro

Este livro de Planejamento Financeiro é do autor canadense David Chilton e conta uma história em torno de 3 pessoas que visitam um homem chamado Roy para aulas de finanças. Cada capítulo do livro descreve uma visita diferente e um elemento diferente do planejamento.. A base do livro é o conselho para economizar 10% de tudo que você ganha e investir pensando à longo prazo.

7 – Dinheiro e Vida – Joe Dominguez e Vicki Robin

como fazer um planejamento financeiro

O que o dinheiro tem a ver com a sua vida? Tudo! E por isso você precisa ter uma relação saudável com ele. O livro apresenta nove passos para refletirmos qual a importância do dinheiro em nossa vida e mostra que não é preciso abrir mão de um para ter o outro. Não significa que você precisa ter muito dinheiro para ser feliz mas sim encontrar o que é suficiente para você.

Um livro extenso, incrível e muito estimulante para você entender como  a sua relação com o dinheiro impacta a sua vida como um todo.

Dinheiro e emocional

8 – A mente acima do dinheiro – Brad Klontz e Ted Klontz
dinheiro é emocional

 

Estamos constantemente estressados por causa do dinheiro. Mesmo se você tiver controle financeiro, pode ser que não esteja tranquilo em relação ao assunto. Neste livro “A mente acima do dinheiro”, os autores afirmam que as doze disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, têm solução. Eles ensinam como identificá-las, descobrir suas causas e superá-las.

9 – Dinheiro é emocional – Tiago Brunet

dinheiro e emoções

Administrar o seu dinheiro é simples: você precisa ganhar mais do que gasta, certo? Por que será que muitas pessoas não conseguem, tem uma péssima relação com o dinheiro e acabam se endividando?

“Se dinheiro é emocional, primeiro precisamos estar convictos de que somos saudáveis emocionalmente, para depois pensar em ganhar e administrar recursos.”

No livro Dinheiro é emocional, Tiago Brunet explica como as nossas frustrações influenciam na nossa relação com o dinheiro e como isso atrapalha a nossa riqueza o nosso enriquecimento. Uma leitura que te ajudar à encontrar a  saúde emocional e paz financeira.

10 – Money: A love story (inglês)

aprender dinheiro

A nossa relação com o dinheiro tem altos e baixos e neste livro a autora Kate Northrup te guia para você controlar o seu dinheiro e viver bem com ele.

Se você tem medo de abrir uma conta, fazer o seu planejamento para os próximos meses e sabe que deveria poupar mais e gastar menos e ter maior consciência financeira, você precisa ler este livro.

Sem versão impressa em português mas pode ser comprado em inglês para o ler no Kindle.

Consumo consciente

Você compra produtos que realmente precisa ou suas emoções te atrapalham e influenciam na hora de consumir? Os livros a seguir te ajudam a entender como a nossa relação com o dinheiro é influenciada pelas nossas emoções e sentimentos.

11 – Decisões econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira

economia comportamental

Este livro foi escrito por uma psicanalista e psicóloga econômica, e não por uma especialista em finanças. O foco é entender como a cabeça das pessoas funciona para tomar decisões sobre dinheiro. A autora traz estudos de psicologia econômica, finanças comportamentais, neuroeconomia e economia comportamental num estilo descontraído e linguagem leve e bem-humorada.

12 – As armadilhas do consumo – Coleção ExpoMoney

consumo consciente

Você já parou para pensar porque certas pessoas consomem tanto, se endividam e não conseguem sair desse ciclo? Ou então, como as nossas emoções interferem na nossa relação com o dinheiro e como consumimos?

Esse livro mostra que nossas emoções como angústia, busca por status, ressentimento, inveja, influenciam diretamente o nosso consumo e ensina como ter uma relação saudável com o dinheiro.

13 – Quebrando mitos com o dinheiro – Roberto Navarro

livros de finanças pessoaisVocê conhece os mitos mais comuns em relação ao dinheiro e você sabia que eles podem atrapalhar o seu caminho do enriquecimento e da prosperidade?

Roberto Navarro é um dos maiores educadores financeiros do nosso país e irá desvendar os segredos do mundo financeiro neste manual de prosperidade. Prepare-se, pois você será levado a um outro nível de conhecimento, que em breve irá refletir em toda sua família, cidade e nação

14 – A árvore do dinheiro – Jurandir Macedo
finanças pessoais

Com linguagem simples e sem jargões do mundo das finanças, “A Árvore do Dinheiro” é um guia de  seis passos para o leitor ter uma relação saudável com o dinheiro em seis passos.

Ele mostra que é possível ter a vida que você deseja e ser bem sucedido através de pequenas atitudes do dia a dia.

Coaching Financeiro

O Coaching Financeiro é voltada para o ajustamento da vida financeira através do alinhamento de crenças e comportamentos financeiros do cliente para atingir objetivos e ter uma relação saudável com o dinheiro.

15 – Criação de riqueza – Paulo Vieira

prosperidade

Caiu o dinheiro na conta. E agora: o que você faz com ele? Dinheiro pode tirar o seu sono, depende de como é a sua relação com ele.

A falta do dinheiro afeta diretamente todas as áreas da vida e a abundância pode facilmente sair do controle se você não assumir responsabilidade pelo seu destino.
Paulo Vieira explica que ao ingressar no universo do Coaching Integral Sistêmico (Método CIS), passou a analisar as situações e a tomar decisões de maneira equilibrada, contemplando razão e emoção. Depois de anos de dedicação, encontrou as variáveis para o verdadeiro enriquecimento e quer passá-las para você da forma mais direta possível.

16 – Coaching Financeiro – Roberto Navarro

crenças financeiras
Este é um livro de finanças online (ebook) para você fazer diferente em sua vida, planejar, se desenvolver e conquistar a sua independência financeira ajudando outras pessoas a conquistarem seus sonhos.

De acordo com o autor, uma vida de conquistas, de prosperidade é contruída com inteligência e sabedoria financeira, mudando o comportamento e gerando resultados incríveis.

Dinheiro e espiritualidade

17 – Money, Spirituality, Consciousness – Mayuri Onerheim (inglês)

dinheiro e espiritualidade

Você sabe qual a relação de dinheiro e espírito e como pode estar te impedindo de viver plenamente a sua vida? Você acha que o dinheiro está distanciado da prática espiritual?

Este livro te conduz para uma reflexão sobre seu relacionamento pessoal com o mundo do dinheiro, envolvendo em dimensões psicológicas, socioculturais, espirituais e históricas do dinheiro. Assim, você entende que o dinheiro é uma ferramenta eficaz para você se expressar no mundo.

18 – The Soul of Money – Lynne Twist (inglês)

dinheiro e relacionamento

Este livro libertador nos mostra que examinar nossas atitudes em relação ao dinheiro – ganhá-lo, gastá-lo e distribuí-lo – oferece uma visão surpreendente de nossas vidas. Através de histórias pessoais e conselhos práticos, Lynne Twist nos pede para descobrir nosso relacionamento com o dinheiro, entender como o usamos e, alinhar nosso relacionamento com ele aos nossos objetivos desejados.

 

Começar a investir

Para iniciar o caminho dos investimentos é importante ter as finanças organizadas e planejadas e saber quanto pode investir todos os meses. Segue os livros para você fazer o seu dinheiro multiplicar.

19 – Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi

como começar a investir

Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi explica que não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com os objetivos de cada um.

Algumas perguntas são respondidas: o que não se deve fazer ao investir, como investir com segurança, como ser um bom investir e encontrar o seu perfil, quais os tipos de investimentos entre outros. O autor responde algumas questões com uma linguagem acessível para quem está iniciando o mundo dos investimentos. Saber investir é fundamental para alcançar a tão sonhada independência financeira e um futuro mais tranquilo para você e seus dependentes.

20 – Investimentos – Mauro Halfeld

como investir

O livro discute que é importante administrar o dinheiro para fazer com que ele se multiplique ao longo dos anos.  De maneira clara e didática, o autor aborda questões como compra de imóveis, o orçamento pessoal e vários tipos de investimentos financeiros. Dá recomendações práticas e usa casos reais. Apresenta análises inéditas sobre os mercados financeiros e ensina um método com a qual você descobrirá para onde está indo o seu dinheiro.

21 – Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro

primeiro investimento

Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.

BÔNUS – Ferramentas para organizar o seu dinheiro

Kakebo: agenda de finanças pessoais

agenda de finanças

Você sabe quanto ganha e gasta todos os meses e faz isso de forma consciente? Se você tem dificuldade de chegar o fim do mês no azul, com saldo positivo na conta, a ferramenta japonesa Kakebo vai te ajudar a administrar seus gastos diários.

Uma verdadeira tradição no Japão, utilizado por milhares de pessoas, Kakebo irá ajudá-lo a repensar suas finanças, organizar sua vida diária e refletir sobre seus hábitos de consumo.

 

Caderno Financeiro: Método de organização e planejamento financeiro

caderno financeiro

  • Eu tenho dificuldade em me organizar financeiramente?
  • Eu tenho dificuldade em planejar os próximos meses?
  • Eu não sei definir metas no meu orçamento?
  • Eu não tenho objetivos financeiros bem definidos?
  • Eu não sei para onde o meu dinheiro está indo?
  • Eu não consigo poupar dinheiro?

O Caderno Financeiro é um método de organização e planejamento financeiro para você ter maior consciência financeira. São 14 exercícios e você tem um passo a passo para entender os seus hábitos de consumo, fazer um planejamento financeiro pessoal, poupar dinheiro, definir objetivos financeiros em busca de uma jornada mais rica.


Esses foram os 21 livros de finanças pessoais, dinheiro e investimentos que separei para você, como a lista ficou extensa, vou recapitular:

  1.  Pai rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
  2. O homem mais rico da Babilônia – George Clason
  3. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
  4. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi
  5. Dinheiro: 7 passos para a liberdade financeira- Tony Robbins
  6. The Wealthy Barber (inglês)
  7. Dinheiro e Vida – Joe Dominguez e Vicki Robin
  8. A mente acima do dinheiro – Brad Klontz e Ted Klontz
  9. Dinheiro é emocional – Tiago Brunet
  10. Money: A love story (inglês)
  11. Decisões econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira
  12. As armadilhas do consumo – Coleção ExpoMoney
  13. Quebrando mitos com o dinheiro – Roberto Navarro
  14. A árvore do dinheiro – Jurandir Macedo
  15. Criação de riqueza – Paulo Vieira
  16. Coaching Financeiro – Roberto Navarro
  17. Money, Spirituality, Consciousness – Mayuri Onerheim (inglês)
  18. The Soul of Money – Lynne Twist (inglês)
  19. Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi
  20. Investimentos – Mauro Halfeld
  21. Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro

BÔNUS

  1. Kakebo: agenda de finanças pessoais
  2. Caderno Financeiro

E você, gostou da lista de livros? Algum que você já leu ou gostaria de ler, conte aqui nos comentários! Indique outros livros de finanças pessoais e quem sabe teremos a lista II. 🙂

Para ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *