Não é fora do comum olhar o nosso saldo bancário ou a carteira e perceber que se tem menos dinheiro do que se imaginava. Além da falta de organização do seu dinheiro e definir limites, você precisa estar atenta aos gastos fantasmas que deixam podem fazer o seu dinheiro ir embora.
Chamamos eles de gastos fantasmas por que eles aparecem sem a gente perceber mas é possível cortá-los muito facilmente.
O que podem ser gastos fantasmas?
Então, muita coisa pode estar comendo o seu dinheiro sem você perceber. O pior de tudo é que isso não tem prazo para acabar ou melhorar. Conforme sua renda sobe, esses gastos também podem subir se você não estiver atenta.
Por isso eu vou listar aqui para você alguns dos mais comuns:
1 – Tarifas Bancárias
Você sabe quanto paga de tarifas todos os meses?
Muitas pessoas resolvem ignorar aqueles pequenas taxas e tarifas que aparecem no extrato. Mas a verdade é que, um valor pequeno todos os meses, em um ano pode fazer um estrago no seu orçamento.
É muito comum encontrar problemas como anuidade de cartão de crédito, ou mesmo os juros dele, fazendo com que você gaste horrores por algo que não precisa.
Solução: Tenha uma conta em um banco digital ou peça uma conta de serviços essenciais no seu banco (ela é livre de tarifas e com alguns serviços limitados) que é um direito seu. Escolha também cartões de crédito sem anuidade, assim você só paga o que comprar (e juros se não pagar em dia).
2 – Assinaturas
Antes eram revistas, mas com a chegada da Netflix a palavra assinatura está ligada a serviços. Normalmente, esses serviços de entretenimento possuem o um valor tão reduzido, que não parece que atrapalham o nosso planejamento.
Mas não quer dizer que você pode realmente pagar por todos eles. Às vezes você não precisa de mais do que o plano básico da Netflix ou outro streaming.
Esse é o problema dos gastos fantasmas, os valores são tão baixos que realmente não parece um gasto, logo a gente ignora. Mas rapidamente estamos com um plano mais robusto, depois assinamos uma internet mais potente, depois vem outro serviço de streaming… e por aí vai.
É fácil que pequenos gastos com a mesma funcionalidade como é o caso dos streamings, em pouco tempo se tornem algo que passe de 400 reais.
Mas como nós pensamos em gastos separados, pensamos nos 25 reais de um, nos 30 reais do outro… em breve o gasto parece completamente justificável e continuamos sem saber para onde vai o dinheiro.
Solução: Coloque prioridades no seu orçamento. Será que você usa essas assinaturas todos os meses? Talvez seja mais interessante cancelar e sobrar dinheiro no fim do mês. Não corte tudo, mas pense o que você faz questão de ter durante o mês.
3 – Compras Básicas
Então, quando falamos em compras de supermercado entendemos ela como algo básico.
Uma das razões de você gastar mais no supermercado é porque você vai ao mercado com fome. A reação comum é comprar bem mais do que realmente precisamos.
Outro ponto que as pessoas escorregam bastante é comprar o que não está na lista e pagar no cartão de crédito. Isso normalmente se torna um gigantesca bola de neve em pouco tempo.
E como cartões de crédito normalmente possuem mais crédito do que a nossa receita, o normal é estourar o limite e só ter como pagar o mínimo depois.
Aí então aparece um dos gastos fantasmas extras, que são os juros do cartão que você vai ter que pagar. Começou a entender para onde vai o dinheiro?
Solução: não vá para o supermercado com fome, leve uma lista com tudo o que você precisa comprar, defina um valor e se for o caso, leve o dinheiro separado em um envelope.
4 – Uber e transporte
Transportes realmente são um buraco sem fundo para o dinheiro de muita gente. Infelizmente as pessoas reclamam do preço dos combustíveis, mas esquecem que usar um aplicativo pode ser ainda mais caro se você não fizer as contas.
O Uber e a 99 são jeitos ótimos de se locomover por um preço acessível. Eu mesmo já me livrei de muitos problemas, evitei atrasos, e até cheguei mais confortavelmente em casa por causa deles.
O problema é que a facilidade do clique e um transporte muito confortável e barato podem criar outro fantasma. Uma corridinha aqui e outra lá podem aumentar só 30 reais no mês.
O mesmo se faz com os combustíveis. Uma vez que você tem o carro na garagem, tudo parece muito longe e difícil. Assim realmente não tem como sobrar dinheiro, me ajuda…
Solução: Faça a conta do que é mais interessante, ter carro e andar de transporte como uber pode ficar caro no fim do mês. Escolha e piorize.
5 – Vícios
Com todo respeito, dos gastos fantasmas aqui apresentados esse é o que mais tem dinheiro mal gasto. Muita gente tem o dinheiro quase que completamente transformado em cinzas por conta de cigarros.
Ainda que eles sejam baratos, lembre-se que eles vêm em grupo e em altas quantidades. Isso sem contar os gastos médicos no futuro.
Álcool também não fica atrás. Pode ser normalmente até mais barato ainda, mas com certeza vira um funil de gastos em pouco tempo.
O pior mesmo do vício é que eles começam pequenos e não parecem ser tão sacrificantes. Os resultados são vários, entre eles o descontrole financeiro.
Solução: Tenha consciência do seu vício e o quanto você gasta com ele. Se necessário, procure ajuda.
Conclusão
Existem vários gastos fantasmas diferentes desses, mas não quis estender muito e o meu objetivo era que você entendesse mesmo o conceito. Por isso não se esqueça que todo gasto deve ser anotado.
Só quando se tem controle das suas saídas de dinheiro é que você pode começar a administrar a sua vida financeira. Só então você vai conseguir saber quanto possui de receita para fazer seus investimentos.
Espero que você seja responsável daqui em diante e não deixe que sua vida financeira seja assombrada!
Mas e aí, resolvi alguma dúvida sua? Encontrou seu fantasma? Então aproveite para clicar aqui e ver outros conteúdos!
Sou formada em Administração e Consultora Financeira Pessoal. O meu objetivo é te ajudar a atingir os seus objetivos através da organização e planejamento financeiro.
Já transformei mais de 400 vidas financeiras com o método do Caderno Financeiro.