- Você tem uma boa história para contar que vai conquistar todos à sua volta?
- Tem algum projeto legal em mente mas precisa de dinheiro para começa-lo?
- A boa história que você tem é sobre este projeto que você quer colocar em prática?
Se você respondeu sim à todas essas perguntas, chegue mais perto porque este texto é para você!
Financiamento coletivo
O tema de hoje é “crowdfunding”. Esta palavra em inglês que está cada vez mais comum em nosso vocabulário foi criada em 2006 pelo empresário americano Michael Sullivan. O termo, nada mais é que um financiamento coletivo, ou seja, pessoas com projetos legais e que precisam de dinheiro para colocá-los em prática buscam arrecadar dinheiro através de sites e como forma de agradecimento aos colaboradores criam-se recompensas de acordo com o valor da doação.
O que são recompensas para os colaboradores?
As recompensas são formas de agradecimento às pessoas que ajudaram a financiar o seu projeto e transformar seu sonho em realidade. Ao fazer uma doação, a pessoa recebe um presente, que você escolhe de acordo com o valor da contribuição. As recompensas podem ser de diversas formas:
- Físicas (material/digital) : camisas, bottons, canecas, e-books, livros.
- Emocionais: vídeo de agradecimento, carta personalizada, poder participar do projeto.
- Recompensas exclusivas: para pessoas que contribuíram com valores mais altos pode ganhar palestras, viagens e por aí vai..
Vamos ao que interessa 🙂
Escolhi 6 plataformas de financiamento coletivo que podem te ajudar a conseguir o dinheiro para começar o seu projeto.
Benfeitoria
Fonte: benfeitoria.com
A Benfeitoria é uma plataforma de mobilização de recursos (vulgo, vaquinha), para projetos culturais, sociais, econômicos e ambientais. Se o seu projeto tem o objetivo de impactar positivamente a sociedade, como construir uma escola, ampliar um hospital, criar um aplicativo colaborativo contra a violência, lutar contra o preconceito, proteger a Amazônia, entre outros, o Benfeitoria é para você.
Importante saber:
- Você estipula as metas financeiras e um prazo para serem atingidas (1 a 90 dias).
- Se você conseguir atingir a sua meta, o projeto vira realidade e todos recebem recompensas.
- Se você não conseguir atingir a sua meta, todos os colaboradores recebem seu dinheiro de volta.
- Você pode conseguir parceiros, por exemplo Natura e Itaú que ajudam na arrecadação para seu projeto.
- O site não cobra comissão pelos projetos, mas eles sugerem que você faça uma contribuição voluntária de 8% para manter o funcionamento da plataforma.
- Projetos de caráter religioso ou político são proibidos.
- Publicar seu projeto é gratuito.
Publique o seu projeto clicando aqui

Catarse
Fonte: catarse.me
O Catarse é um espaço para viabilizar financeiramente projetos inovadores, criativos e ambiciosos. Você escolhe o modelo de financiamento, o prazo da campanha, a meta e cria uma descrição atraente para que os possíveis colaboradores se interessem.
Importante saber:
- Existem dois modelos de financiamento: tudo ou nada (ao final da campanha, você só recebe o dinheiro se tiver atingido a meta estabelecida e o projeto fica no ar até 60 dias); flex (ao final da campanha, você recebe todo o dinheiro mesmo se não atingiu a meta e o projeto fica no ar até 12 meses).
- O catarse cobra 13% sobre o total arrecadado mas campanhas “tudo ou nada” que não atingem a meta não pagam nada.
- Podem ser publicados projetos dos mais variados tipos: arquitetura e urbanismo, artes, ciência e tecnologia, cinema e vídeo, design e moda, educação, esporte, eventos, fotografia, gastronomia, jogos, jornalismo, literatura, música, pessoais, quadrinhos, socioambiental, teatro e dança.
- Publicar seu projeto é gratuito mas é necessário escolher um dos dois modelos de financiamento.
Publique o seu projeto clicando aqui
Ideame
Fonte: ideame.me
O Ideame é uma plataforma latina de financiamento coletivo para projetos da Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Estados Unidos, México e Uruguai.
Importante saber:
- O diferencial da plataforma é que compõe diversos países da América Latina além do Brasil e isso significa que mais gente poderá conhecer e colaborar com seu projeto.
- Existem dois tipos de financiamento coletivo no site: tudo ou nada (se a meta for atingida, você recebe 100% do valor arrecadado e deve recompensar os seus colaboradores, se não for atingida, o dinheiro é devolvido aos colaboradores); tudo ajuda (se não atingir 100% da meta, você pode receber o valor arrecadado para começar o projeto e entregar as recompensas para quem colaborou com a campanha mas é necessário criar um projeto alternativo.)
- O seu projeto deve estar dentro de uma das categorias: dança e teatro, artes plásticas, filmes, esportes, design, editorial, educação, empreendorismo, eventos, jogos, meio ambiente, impacto social, música, tecnologia, urbanismo, viagem.
- O seu projeto deve passar por um processo de aprovação do Ideame: devem ser bem definidos, estar entre uma das 18 categorias do site e atenderem aos termos e condições definidos pela plataforma colaborativa.
- A plataforma cobra 10% + impostos mas se seu projeto não for bem sucedido você não precisará pagar nada.
- Publicar seu projeto é gratuito mas é necessário escolher um dos dois modelos de financiamento.
- Você pode publicar quantos projetos quiser.
Publique o seu projeto clicando aqui
Juntos.com.vc
Fonte: juntos.com.vc
A Juntos.com.vc é uma plataforma de financiamento colaborativo para projetos sociais. Podem candidatar-se organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e empreendedores sociais com projetos com o objetivo de impactar positivamente a sociedade através da inclusão social, empoderamento, erradicação da pobreza, desenvolvimento humano e social, entre outros.
Importante saber:
- Sua proposta deve ser aprovada pelo Juntos.com.vc e devem ter escopo bem definido, orçamento e com previsão de início e fim. Lembre-se que devem ser projetos sem fins lucrativos.
- É necessário ter uma conta no MOIP para que sejam viabilizadas as formas de pagamento do seu projeto.
- Os projetos sociais devem entrar em uma das categorias: animais, arte e cultura, desenvolvimento social, direitos humanos, educação, emergência, esporte, guerreiros sem armas, saúde e cultura.
- As campanhas ficam no ar por 60 dias.
- A plataforma NÃO cobra taxas.
Publique o seu projeto clicando aqui
Kickante
Fonte: kickante.com.br
A Kickante é uma plataforma de financiamento colaborativo para pequenos e grandes projetos que fazem uma grande diferença em nosso país.
Importante saber:
- Existem dois tipos de financiamento coletivo no site: tudo ou nada (se a meta for atingida, você recebe 100% do valor arrecadado e deve recompensar os seus colaboradores, se não for atingida, o dinheiro é devolvido aos colaboradores); flexível (se não atingir 100% da meta, você pode receber o valor arrecadado para começar o projeto e entregar as recompensas para quem colaborou com a campanha mas é necessário criar um projeto alternativo.)
- Cobram 17,5% para as campanhas flexíveis que não alcançam o objetivo.
- Cobram 12% caso você atinja sua meta financeira.
- Não cobram taxas para campanhas tudo ou nada que não atingirem a meta.
- São mais de 25 temas que o projeto pode se enquadrar.
- Você pode se inscrever gratuitamente.
Publique o seu projeto clicando aqui
Vakinha
Fonte: vakinha.com.br
A Vakinha é o maior site de financiamento coletivo do Brasil com 400 mil vaquinhas abertas e mais de 20 milhões de reais arrecadados. Hoje, a empresa atua com uma equipe que envolve 12 pessoas.
É importante saber:
- As tarifas são cobradas apenas das doações que você recebe, que varia de 6,4% para cartão, boleto ou transferência entre saldo Vakinha e mais R$0,50 por transação.
- Publicar um projeto no site é gratuito.
- Se você atingir a meta ou não, o dinheiro arrecadado é seu e cobram o valor de R$ 5,00 para transferência.
- Por ser a maior plataforma de financiamento coletivo no Brasil, há muita concorrência para que os projetos sejam vistos.
- Não é necessário oferecer recompensa aos financiadores do projeto.
Publique o seu projeto clicando aqui
Conclusão
As plataformas de financiamento coletivo que citei aqui são alguns exemplos que estão dando certo mas não significa que você não pode pesquisar mais e buscar outras alternativas. Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens e tudo vai depender do seu objetivo com o projeto: se ele for impactar a sociedade positivamente, sugiro a Benfeitoria e o Juntos.com.vc; se você quer visibilidade internacional, o IdeaMe é ideal para você; se quiser uma plataforma com muitas visitas diárias, o Vakinha; projetos com temas mais diferenciados, Kickante e por aí vai…
O que é importante levar em consideração?
- Taxas cobradas em cada plataforma: a maioria das plataformas cobram porcentagem em cima do valor arrecadado na campanha, fique atento(a) aos valores!
- Se o seu projeto enquadra nos temas: cada plataforma de financiamento colaborativo recebe projetos de diversos temas e eles devem se enquadrar em algum deles. Se o seu projeto não for social, por exemplo, Benfeitoria e Juntos.com.vc não aceitarão.
- Quanto tempo a campanha ficará no ar: dependendo do site, pode ser até 60 dias, outros 90 e outros por até 12 meses.
- Projeto que precisa de aprovação: dependendo do site, você posta o seu projeto e deve aguardar ser aprovado de acordo com termos e condições pré-definidos.
Como ganhar dinheiro

Por fim, se gostou, avalie esse artigo para melhorarmos cada vez mais! Boa sorte com seu projeto e quando publicá-lo, me envie o link 😀
Se interessou pelo assunto? Esses artigos para ganhar dinheiro podem te agradar:
- Ama animais? Que tal hospedá-los e ainda ganhar com isso? Saiba mais aqui.
- Gosta de redes sociais? Compartilhe os seus posts preferidos e seja pago por isso
- Quer viajar GRÁTIS e ainda economizar com curso de línguas? Veja aqui
- Tem livros usados para vender? Venda-os sem sair de casa aqui
- Tem um carro e quer uma renda no final do mês? Use-o melhor com BlablaCar
- Tem tempo livre? Responda pesquisas de 5min e ganhe alguns trocados aqui.
- Faz compras online? Tenha o seu dinheiro de volta com o Cashback!
- Pensa em dar aulas particulares em qualquer assunto, veja aqui
Sou formada em Administração e Consultora Financeira Pessoal. O meu objetivo é te ajudar a atingir os seus objetivos através da organização e planejamento financeiro.
Já transformei mais de 400 vidas financeiras com o método do Caderno Financeiro.