empreendedor digital

Como manter as finanças sendo um Empreendedor Digital ou Autônomo

Quando se é um Empreendedor Digital ou alguém que trabalha de forma autônoma você precisa ter um roteiro financeiro em mente. Diferente de um emprego tradicional você não terá um chefe chato te perturbando para alcançar uma meta.

Mas infelizmente estamos falando de um estilo de trabalho que nem sempre é tão intuitívo, principalmente quando estamos falando de resultados variáveis. Sendo assim, hoje resolvi trazer um pequeno tutorial com 4 dicas para você conseguir organizar as finanças sendo um Empreendedor Digital.

Quando falamos de um sistema de negócios baseados em um sistema digital é tudo ainda mais volátil e incerto. Por isso siga cada uma dessas dicas de forma precisa e não deixe de lado algo que possa realmente fazer a sua diferença entre um bom programa financeiro e uma bagunça dramática.

Empreendedor Digital – 4 dicas para finanças

Não necessariamente as dicas aqui apresentadas estão em ordem de importância. Todas são igualmente necessárias se você deseja alcançar um bom resultado.

1- Faça balanços semanais

Não tem como você saber para onde esta indo sem saber a sua situação atual. Por isso é extremamente importante gerar balanços financeiros constantes. Assim você consegue saber exatamente por onde seu dinheiro está escoando e como pode fazer para ter resultados melhores.

Experiente separar sua vida financeira pessoal separada da sua empresa, isso é um princípio básico. Quando você estiver mais estável depois de alguns meses crie um salário para que você não se sinta tentado a tirar o dinheiro do seu negócio.

2 – Crie uma reserva de emergência

Nem sempre você vai estar com tudo em cima, na verdade é até mesmo possível que haja alguns meses de vacas magras. Sendo assim não se esqueça de criar uma reserva de emergência. É ela que vai te ajudar a segurar a situação em momentos ruins.

Com ela você não toma prejuízos com divulgações e seu SEO permanecerá sempre em cima. Não é em si uma tarefa tão difícil, mas o ideal é seguir os passos deste meu artigo sobre Reserva de Emergência.

empreendedor digital

3 – Reinvista uma boa porcentagem

Não tem como você chegar a algum lugar importante sem fazer os investimentos corretos. Quanto mais você segue na direção adequada em questão de investimentos, mais você recebe em resultados.

Entenda que seu negócio online não é um lugar para simplesmente retirar qualquer lucro que entra. E esta regra vale não só para negócios, mas para praticamente qualquer tipo de empreendimento, seja físico ou não. Quem não reinveste uma parte de seus lucros jamais vai conseguir ampliar suas margens de lucro.

Assim como uma hora será necessário delegar trabalhos para outros profissionais, você também precisa ter uma série de investimentos em ferramentas novas ou propaganda. Pense que o ROI (retorno sobre o investimento) só vem para quem investe.

Então crie várias propagandas para seus produtos ou mesmo para conteúdos rotineiros. Talvez você diga que já está no limite da sua produção e não consegue atender mais ninguém. Entretanto com um bom marketing você consegue cobrar mais caro pelo seu produto, isto é ou não uma vantagem?

4 – Um empreendedor digital cria metas que consegue alcançar

Não adianta simplesmente traçar que você quer faturar 400 mil reais em um ano. Você precisa criar metas menores se quer ter uma boa organização e se manter motivado por todo o caminho. Sendo assim crie metas diárias, semanais e até mesmo as mensais.

Conforme você for se especializando e mantendo uma margem de acertos, aí sim chegou a hora de tentar aumentar um pouco mais a meta. Enquanto não há estrutura se empenhe só no que você consegue alcançar.

Conclusão

Você pode conhecer mais algumas dicas incríveis sobre como ser um empreendedor digital com suas receitas em ordem clicando neste link.

Mas de qualquer jeito há sempre ótimos conteúdos no meu blog. E se você tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários, tudo bem?

Te desejo muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *