economizar dinheiro

6 Dicas para economizar e sobrar dinheiro

[Este post é parceria com o site Job no Cafofo]

Se você é daqueles que nunca sobra um tostão na conta ou na carteira no fim do mês, este post foi feito pra você. Separei 6 dicas para economizar e sobrar dinheiro.

#Dica 1: Defina Prioridades

O que é importante pra você? Uma balada todo fim de semana? Um churrasco com amigos todo mês? Aquelas comprinhas básicas de novas coleções?

Que tal definir suas prioridades e rever seus gastos? Será que não dá pra ficar mais barato, já que é sua prioridade e não tem como cortar da sua lista?

Você pode procurar maneiras de fazer o que é importante na sua vida sem deixar de viver, sem cortar todos esses gastos.

Por exemplo: não existe uma balada que cobre menos na entrada? No churrasco não dá pra cada um levar um prato? Você faz tanta questão em ter as roupas da última moda ou pode deixar para o próximo semestre?

Dica #2: Elimine o desperdício

Tem necessidade de sair acendendo todas as luzes da casa quando vai de um cômodo para outro? Tome cuidado com aparelhos eletrônicos ligados na tomada, comida jogada no lixo.

Cada vez que você desperdiça, está jogando dinheiro no lixo. Pense nisso.

Compre somente aquilo que você sabe que vai consumir e que cabe no seu bolso.

Dica #3: Peça desconto

Não é feio dar uma choradinha. Se a pessoa deu 10%, por que não pedir 12%? rs.

Pedir desconto não é feio. Feio é você se conformar com um preço absurdo e depois não sobrar no fim do mês pra fazer aquilo que você queria.

Por menor o valor que seja, o dinheiro acumulado sempre vai ser muito dinheiro e pode fazer falta. O que você faria com 100 reais se sobrasse todo mês?

Dica extra: não pergunte SE tem desconto, pergunte QUANTO É o desconto 😉

Dica #4: Crie metas

Defina suas metas em categorias de curto, médio e longo prazo. Lembrando que o curto prazo é o que você tem de prioridade para esse ano.

De 1 a 5 anos são suas metas de médio prazo. Fazer uma viagem, um intercâmbio, tirar a carta, etc.

As metas de longo prazo são a partir de 5 anos. Um investimento pra comprar uma casa, mudança de carro, casamento…

O importante é colocar essas metas no papel e acompanhá-las e criar “mini projetos” para que suas metas sejam alcançadas.

sobrar dinheiro

Dica #5: Pesquise antes de comprar

Já perdi a conta de quantas vezes eu entrei no Buscapé, no Google, no Mercado Livre, sites pra pegar desconto..

Pesquise o preço mais barato na internet e compare se fosse comprar na loja física. Se quiser, vá até a loja física e pratique a dica número 3 😉

Dica #6: Ganhe mais dinheiro

Parece simples falando, mas não é. Lá no meu blog, a Kalina fez um post sobre o novo e-book dela, com 27 ideias para ganhar dinheiro sem investir 1 real!

Dicas extras: peça um aumento ao seu chefe, vai que ele está de bom humor? rs. Ligue nas operadoras de celular, TV a cabo e veja como está a sua conta atualmente. Aqui em casa estávamos pagando A MAIS do que o nosso plano, então cortamos alguns canais que nem assistíamos e paguei muito mais barato.

Está pagando anuidade do cartão de crédito? Ligue AGORA pra cancelar. Veja também quantas milhas você tem no cartão de crédito e quando elas vão expirar.

Espero que essas dicas para economizar e sobrar dinheiro tenham te ajudado,
Um beijo,
Amanda Souza
Job no Cafofo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *