gastar dinheiro

6 razões porque você compra o que não precisa + SOLUÇÃO

A fórmula para economizar dinheiro é simples: gastar menos do que se ganha. Você já parou para pensar porque você não consegue?

Algumas razões fazem as pessoas gastarem com o que não precisam. Os motivos eu vou explicar a seguir:

ATENÇÃO: As razões a seguir são baseadas em pesquisas e são generalizadas, ou seja, você pode se identificar ou não com os motivos apresentados.

Razão #1: Você tem o hábito

Entrar em uma loja saindo do trabalho é fácil para você e acontece quase todos os dias? Se você é o tipo de pessoa que compra só porque está “por perto”, é melhor parar com esse hábito. Pense sobre isso! Se você não precisa de comprar neste momento, ver as lojas pode estar te influenciando à gastar dinheiro sem precisar.

Como evitar: Faça uma lista de coisas que você PRECISA comprar e seja disciplinado(a). Não compre nada que não esteja nela!

Razão #2: Você está triste

Comprar te dá um sentimento de liberdade e alegria? Mas logo depois você sente arrependimento porque não poderia ter comprado, ou seja, agiu por impulso? O pior momento para ir ao shopping é quando estamos tristes por pensar que comprar vai trazer felicidade.

Como evitar: evite shoppings ou outros estabelecimentos que te fazem comprar e prefira fazer coisas que te fazem feliz, como por exemplo, conversar com amigos, ver um bom filme, ir ao parque, meditar, ler um livro, praticar esportes.

Ou quem sabe, gastar esse tempo livre para ver as 23 dicas de como poupar dinheiro mensalmente.

Razão #3: Você acha que é uma necessidade

Existe uma grande diferença entre necessidade e desejo. As necessidades básicas de um rico e um pobre são as mesmas: comida, saúde, conforto… acima disso já se torna desejo. Comprar uma roupa, sapato, carro, itens que você não precisa para sobreviver, são DESEJOS! Se você não tem dinheiro para suprir isso, não gaste!

Como evitar: entenda o que são desejos e necessidades. Veja se o que você quer, você realmente precisa. Entenda mais sobre os seus hábitos de consumo com uma Planilha de Orçamento Pessoal

Razão #4: Você está exposto à muitas propagandas

As propagandas são poderosas. Por que você acha que as empresas gastam tanto com publicidade? Porque funcionam! Ignore comerciais, se puder, ou então tenha consciência e discernimento de que foi feito para te fazer gastar dinheiro.

Como evitar: prefira ouvir rádios e ver programas na internet que não tenham anúncios.

Razão #5: Você tem um cartão de crédito

O cartão de crédito nos dá uma sensação de poder, você não tem o dinheiro no momento, mas sabe que pode comprar o que quiser.

Se você não consegue pagar a fatura do cartão de crédito até o dia do vencimento e faz a sua conta virar uma “bola de neve”, é importante repensar se você tem controle para usá-lo. O cartão de crédito é ótimo para quem sabe usar mas um pesadelo para quem não sabe.

Como evitar: opte por pagar no débito ou no dinheiro. Quando temos que pagar um produto “na hora” pensamos antes de gastar.

Eu falo mais sobre isso nas regras essenciais para poupar dinheiro

Razão #6: Você quer impressionar as pessoas

O ator Will Smith já dizia: “muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam”. Depois de ler essa frase, eu te pergunto, você faz isso? Compra produtos que não precisa para impressionar outras pessoas?

Como evitar: se você tem um carro velho, uma roupa fora de moda, você acha que alguém vai se importar? E mesmo se eles se importassem, por que você se importa com o que eles pensam?


No mais, gostou do artigo? Não deixe de avaliar e comentar para melhorar cada vez mais! 

[Total: 1    Média: 5/5]

Você pode gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *