Como se organizar com pouco dinheiro

5 dicas para se organizar com pouco dinheiro

Como se organizar com pouco dinheiro? Afinal de contas é muito fácil pensar que por conta de uma renda baixa não há o que ser administrado, não é mesmo? Mas é aí que você se engana! Mesmo quando você ganha pouco é necessário ter foco para não perder um só centavo.

Alias, eu diria que quem ganha pouco é quem mais precisa de uma organização impecável de tudo o que se ganha. Para quem recebe um salário mínimo, qualquer valor é relevante. Então hoje vou te ensinar como se organizar com pouco dinheiro.

Assim você pode conseguir todos os seus objetivos financeiros, mesmo a liberdade financeira em algum momento da sua vida. Tudo começa a uma hora, e enquanto você não começa com uma boa dose de organização, fica mais fácil porque é uma espécie de caminho, você vai aprimorando cada vez mais.

Investimento só acontece depois que você possui organização. Sem organização financeira você não consegue pagar as contas, quanto mais guardar dinheiro.

Evite fazer com que sejam as crises que te movam, inicie um novo caminho hoje!

Como se organizar com pouco dinheiro

1 – Primeiramente conheça seus rendimentos

Veja tudo o que entra na sua conta todos os meses. Seja o seu salário ou qualquer outro auxílio, não necessariamente eles vão representar aqueles números fixos que você tem em mente. Às vezes eles são maiores, e às vezes podem ser até menores.

Mas dificilmente são quantidades fixas como estamos acostumados a achar. Então anote tudo o que você recebe por alguns meses. Todas as suas receitas, isso vai te ajudar a entender melhor o seu quadro, e assim você acaba conseguindo melhorar sua organização financeira.

Tente tirar um extrato de 6 meses, assim não é necessário esperar tanto.

2 – Conheça as sua dívidas

Dificilmente você terá certeza de quanto realmente gasta todo mês. Até porque muitas das suas dívidas são realmente variáveis. Mesmo que as variações sigam padrões, elas não fixas em sua maioria, como por exemplo a luz, água e alimentação.

Por isso é interessante desenterrar todos os boletos, dívidas e quaisquer contas que você teve nos últimos meses. Veja uma média, e entenda quanto realmente sai de maneira fixa do seu bolso. Lembre-se de normalmente nivelar por cima.

O fato é que existem gastos fantasmas que ajudam a piorar esta conta. Por isso leve com você algo para anotar tudo o que você comprar.

organize o seu dinheiro

3 – Sente-se e planeje com a família

Se você for solteiro e sozinho a situação fica mais simples, mas se tiver uma família o próximo passo é essencialmente feito em conjunto. Tomar decisões financeiras de maneira individual não será algo inteligente, principalmente porque as pessoas irão infelizmente acabar seguindo suas próprios intuições.

E para que tudo corra bem é bom que você haja em equipe, já que vocês são uma equipe de caráter permanente. Sentem e vejam o que pode ser cortado de todas essas despesas. Veja o que é supérfluo e o que não é. Deixe que todos falem o que quiserem e que sejam o mais sincero possível.

Tracem planos e atitudes para reduzir as contas da casa. Evitem gastar dinheiro de maneira a consumir recursos como comida de maneira desnecessária, como em fast food e outras coisas não saudáveis.

Planejem um investimento onde todos terão que fazer alguma espécie de sacrifício.

4 – Bole uma renda extra

Talvez seja uma interessante atividade familiar entrar com um plano para que vocês façam uma renda extra. Às vezes pode ser que isso seja feito através de uma revenda ou qualquer outro tipo de serviço. Quem sabe até na procura de um estágio ou algo semelhante.

Claro, as crianças precisam de tempo para serem crianças e para estudar, então deixe isso para quem for mais velho. Nada de filho com 18 anos ou mais que não queira nada da vida, estamos em um momento de arregaçar as mangas, quem não quer contribuir pelo menos tem que ser mais econômico.

A vantagem da hora extra para quem já é empregado é que demonstra interesse e pró-atividade no trabalho, que por si só já é um ponto a mais além do dinheiro. Já um estágio para um jovem é um ponto extra no currículo, que o ajuda a se colocar no mercado de trabalho e a entender melhor uma profissão.

Muitas vezes este é o melhor caminho a ser tomado antes de mesmo de começar uma faculdade. Já que vários jovens abandonam sua área depois da graduação por verem que não era de seu interesse na prática.

5 – Tentem criar lazer juntos

O lazer é melhor aproveitado quando em companhia, sem contar que ele é uma das maiores fontes de gastos. Se você consegue envolver todos da família, ou então se procura atividades comunitárias livres, pode se divertir e distrair gastando muito pouco ou mesmo nada.

Assim você estará contribuindo com sua vida financeira de maneira ativa. Lembrando que há várias opções pagas que podem ser reaproveitadas, como jogos de tabuleiro ou semelhantes. Isto faz com que você e sua família ou amigos tenham sempre uma atividade interessante sem precisar pagar repetidamente por isso.

Conclusão sobre como se organizar com pouco dinheiro

Organização não se trata exatamente da quantidade de dinheiro que você tem, isto é na verdade um talento que vem através de muita disciplina. Muitas pessoas nunca chegam neste patamar, já que não se trata da coisa mais fácil do mundo.

Entretanto todos aqueles que investem tempo de dedicação conseguem colher excelentes frutos e acabam se sentindo bastante realizados. Afinal de contas o dinheiro acaba com o tempo trabalhando para eles e não o contrário.

E é assim que deveria ser, pois a vida deveria ser aproveitada. E ter pouco dinheiro deveria ser só uma condição passageira. Sua escolha hoje é começar a fazer boas ações financeiras, que tal começar a investir seu dinheiro da maneira correta? Clique aqui e veja um artigo muito interessante sobre este assunto.

No mais é isso, quaisquer dúvidas estamos à disposição. Precisando é só chamar aqui nos comentários ou na página de contato, ok?

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *