Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal – 5 dicas incríveis

Como organizar as finanças do casal? Esta parece ser uma pergunta para pessoas recém casadas, mas acredite muitos dos que já fizeram bodas precisam desta resposta. O número de divórcios por questões financeiras é gritante, então este assunto é bastante sério. Afinal de contas amor não enche barriga (pelo menos não de comida) e nem paga contas.

Ser solteiro já traz seus desafios financeiros, mas quando a situação passa para o status de casado tudo pode ficar mais bagunçado se não houver diálogo. Normalmente as pessoas só olham dois salários se juntando e um aluguel sumindo, entretanto não é bem isso que ocorre na prática.

Nossa tendência natural é tratar o dinheiro dos dois como se fosse de um só e ignorar que a outra pessoa também tem desejos e necessidades. Sendo assim hoje eu resolvi trazer para você 5 dicas sobre como organizar as finanças do casal. Espero que sejam de muita utilidade para seu futuro relacionamento.

Como organizar as finanças do casal

1 – Sejam honestos

Para começar um planejamento de finanças como casal é totalmente necessário colocar todas as receitas, despesas  e dívidas no papel. A dívida de um agora significa a dívida dos dois, então não tente se livrar desse problema sem que o outro saiba. Sejam honestos um com o outro.

Bom o objetivo aqui é ensinar a organizar a vida financeira, então vamos voltar ao foco. É importante ser honesto para entender as prioridades e fazer com que se tenha no papel a real situação financeira do casal. Sem isso não temos como prosseguir.

2 – Elimine as dívidas

Dívidas tiram o sono da maioria das pessoas, afinal de contas elas arriscam não só nosso conforto como a nossa segurança. Se uma pessoa do casal contrair uma dívida é normal que a outra seja prejudicada. Então esqueça o sonho da casa própria ou de financiar o primeiro carro.

É normal que a sua análise de crédito seja bastante afetada também. O melhor é somar forças para que os dois se livrem deste problema. Mesmo que isso signifique fazer hora extra para corrigir o erro do cônjuge.

Lembre-se de que dívidas geram juros, então quanto mais rápido forem eliminadas, mais rápido você sai do buraco.

3 – Criem uma reserva de emergência

Talvez você já tenha criado sua reserva de emergência, mas não se esqueça que agora ela precisa valer por duas pessoas. Ter um dinheirinho guardado não é exatamente estar preparado para reveses financeiros pesados. Afinal de contas você pode ficar desempregado por mais tempo que pensa ou a conta de um hospital pode sair muito cara.

Tirando o pessimismo de lado, agora vocês precisam garantir pelo menos uns 6 meses de sustento para 2 pessoas. E se tiver filhos é necessário ter uma reserva maior para cobrir o padrão de vida. O fato é que vocês terão que construir uma base sólida para evitar problemas quando as receitas estiverem apertadas.

Eu aconselho ter no banco 1 ano inteiro para manter você e sua família nos eixos. Claro que em um investimento de liquidez imediata que rende acima da inflação, normalmente o tesouro direto. Isso, é claro, vai demorar bem mais de um ano para ser construído mas não se desespere, construa essa reserva de emergência aos poucos.

O único jeito mesmo de acelerar o processo é cortando um pouco os gastos e fazendo uma renda extra aqui e ali. É um investimento que a princípio não parece muito interessante, já que você não quer usufruir disso, mas o valor de deitar no travesseiro com segurança é impagável.

Como organizar as finanças do casal

4 – Criem planos juntos e separados

Todos nós temos sonhos e normalmente estes sonhos vão envolver algum tipo de necessidade financeira. Então juntem-se e combinem esforços para alcançar os objetivos que são comuns entre vocês. Pode ser comprar um carro ou uma casa, por exemplo. O importante é que cada um faça sua parte.

Às vezes pode ser que um de vocês não trabalhe, mas se mesmo assim não conseguir um tempo para uma renda extra pode tentar economizar mais. O fato é que os dois devem estar unidos para um propósito só.

Quando surgir um sonho pessoal também ambos podem lutar para conseguir. Assim que um atingir o seu o foco dos dois pode mudar para o alvo do outro, fazendo conquistas alternadas, mas sempre juntos.

5 – Como organizar as finanças do casal? Com diversão na medida certa!

Não tem como você pensar que vai se tornar uma máquina de trabalho sem nenhum conforto. Muito menos pense que uma mulher (pelo menos a maioria) vai se sentir bem sem ter o mínimo de cuidado com a aparência. Por isso ao bolar um planejamento juntos, lembrem-se que ambos possuem algumas necessidades que podem parecer supérfluo para o outro.

Ignorar a do outro enquanto satisfaz as próprias não é nada justo. Evite brigas e lembre-se de deixar pelo menos 20% do valor que vocês recebem como investimentos. Recomendo que a porcentagem para esses gastos seja 10% da renda total e não necessariamente precisa haver uma divisão igual, é importante avaliar a renda de cada um e fazer proporcional à ela.

Quem se sentir contente com uma fatia menor pode abrir mão para o outro. Claro, que é interessante separar um pouquinho desse valor para atividades em família, isto é muito importante para o convívio do casal.

Como organizar as finanças do casal

Conclusão sobre como organizar as finanças do casal

Manter a vida em ordem enquanto tenta equilibrar os compromissos é um pouco desafiador. Mas quando duas cabeças resolvem se colocar de maneira harmônica na mesma tarefa, tudo fica muito mais fácil. Então, é importante que a sinceridade e a harmonia estejam presentes neste tipo de situação.

Nunca esconda dívidas e receitas da outra pessoa, seja franco e abra seus pensamentos sobre determinados assuntos. E entenda que vocês dois estão juntos nas situações boas e ruins, trabalhando da maneira certa não tem como não se livrar dos problemas.

No mais é isso, que tal aproveitar agora para deixar suas dúvidas aqui nos comentários ou então clicar aqui e conferir uma matéria incrível sobre 7 ideias para ganhar dinheiro?

Um grande beijo e muito sucesso para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *