Meu nome é Marcelo, sou o editor do site Vida Rica. Como também sou engenheiro, escrevi o texto abaixo para te ajudar a economizar quando estiver realizando o sonho da casa própria. Agradeço a Kalina pelo espaço.
Se tem uma coisa que brasileiro gosta de fazer é construir imóveis. Seja uma casa, um galpão, um loja, a maioria tem o sonho de fazer uma obra para morar no futuro ou ganhar um dinheiro recebendo aluguel, já pensando na aposentadoria e no bem-estar dos seus herdeiros.
Então, aproveitando que além de escritor eu também sou engenheiro civil, vou deixar algumas dicas de como você pode economizar quando decidir construir um imóvel.
Escolha um terreno plano
A economia começa pelo terreno. Um terreno plano fará com que você economize bastante em terraplenagem, bem como vai evitar a construção de escadas, rampas, e até mesmo de um elevador, dependendo do tipo de imóvel que for construir.
Um terreno plano também dispensa a necessidade de bombas de recalque de esgoto ou a construção do imóvel em vários patamares, o que aumentará o gasto com estruturas e fundações.
Contrate bons profissionais
A contratação de bons profissionais vai evitar que ocorram desperdícios de material na sua obra, bem como evitar que alguns trabalhos sejam refeitos. É melhor uma equipe caprichosa e que demore um pouco mais, do que uma equipe rápida mas desleixada, que cometa erros e obrigue você a refazer um trabalho.
O ideal mesmo é contratar também um engenheiro ou arquiteto para acompanhar os trabalhos. Você gasta um pouco mais, mas garante que o serviço será bem-feito. Sem falar que pode usar o seu tempo trabalhando para ganhar mais dinheiro, ao invés de ficar correndo atrás de material de construção ou empreiteiro.
Faça todos os projetos
Este é um item essencial mas muitas vezes negligenciado por quem vai construir. Fazer todos os projetos necessários – instalações elétricas e hidráulicas, estrutura, impermeabilização, projeto executivo etc – vai permitir que você tenha uma lista de materiais, evitando desperdícios.
A elaboração de todos os projetos também vai permitir realizar manutenções futuras com mais correção e exatidão, afinal, será possível saber onde estão colocados todos os tubos, conduítes, caixas, tomadas, painéis, evitando que se quebre piso, parede e teto em busca da tubulação perdida.
Faça um orçamento
Ter todos os projetos bem elaborados permite que você faça um orçamento completo antes de começar a construir. Isso fará com que você saiba exatamente quanto vai gastar antes mesmo de começar a obra, permitindo se planejar financeiramente para a empreitada.
Você também saberá de antemão quais serão seus desembolsos mensais de acordo com o cronograma, bem como quais serviços terão um valor mais alto e que você precisa pesquisar melhor o preço antes de comprar ou contratar.
Compre materiais de qualidade
Aqui entra o velho ditado: “O barato sai caro”. Economizar na compra de materiais pode te fazer gastar duas vezes, seja porque o material se desgasta ou quebra mais facilmente, ou porque ele simplesmente não é capaz de resistir as necessidades de uso. Tenha atenção especial com a parte hidráulica e elétrica. Materiais de origem e qualidade duvidosa nessas instalações podem causar um prejuízo gigantesco.
Opte por soluções industrializadas/pré-fabricadas
Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje existem vários modos de se construir, que vão muito além da tradicional alvenaria de tijolos cerâmicos. Veja se na sua região existem empresas que trabalham com casas pré-fabricadas de madeira, ou casas construídas em light steel frame (uma estrutura de aço, com paredes em gesso e placas de cimento). Essas construções, por terem uma boa parte do seu processo industrializar, economizam tempo e dinheiro no processo.
Então, antes de construir, estude, estude, estude e pesquise muito. Obras são caras, qualquer economia pode fazer muita diferença no seu bolso.
Se tiver dúvidas ou sabe outra dica que não mencionei aqui, escreva na caixa de comentários.
Marcelo Corghi – Vida Rica
LOJA | MENTORIA | CLUBE VIDA RICA
Sou formada em Administração e Consultora Financeira Pessoal. O meu objetivo é te ajudar a atingir os seus objetivos através da organização e planejamento financeiro.
Já transformei mais de 400 vidas financeiras com o método do Caderno Financeiro.