controle do dinheiro

5 dicas para manter as FINANÇAS em ordem

Sejam bem vindos ao Abc Dinheiro!

Meu nome é Micileide Soares sou fundadora do blog Finanças Real e fui convidada pela Kalina Barsante para passar  algumas dicas sobre manter as finanças em ordem,então vamos lá?

Acha difícil manter suas finanças em ordem? É impossível poupar? E se te mostrarmos que não é bem assim? Neste post listamos 5 dicas para manter suas finanças em dia, acompanhe para não ter mais problemas com dinheiro.

1 – Não adie nenhuma decisão

Para manter suas finanças em ordem você precisa começar agora! Acabe com o “amanhã eu começo”, “segunda sem falta”. Os especialistas financeiros apontam como sendo um dos maiores problemas para organizar seu orçamento pessoal: o adiamento das decisões.

Demorar para tomar uma decisão sobre qual investimento fazer, ou não correr atrás de renegociar uma dívida, é postura financeira inconcebível. Você precisa ser mais confiante, e não deve esperar o “bom tempo”, pois ele nunca chega, quando falamos de dinheiro.

2 – Despesas desnecessárias precisam ser eliminadas

Sabe a assinatura da TV a cabo (que você nem assisti mais), ou mensalidades de aplicativos de exercícios físicos (mas você não vai mais a academia): chegou o momento de dispensá-los. Esses gastos estão atrapalhando o seu orçamento.

Consideramos despesas desnecessárias tudo aquilo que paga, e não haverá retorno algum para você ou sua família. Caso não queira excluir definitivamente de sua vida serviços semelhantes ao que citamos, por exemplo, busque reduzi-los. A TV por assinatura tem planos mais enxutos, negocie com a fornecedora para que consiga preços melhores.

Essa é apenas uma ilustração, se analisar bem o seu orçamento verá as suas reais despesas que são facilmente descartáveis.

3 – Um dia de abstinência nas compras

Acabou de receber o salário e, ao final não sobrou dinheiro para começar uma reserva. Nessa situação tente o exercício de não gastar nada por 24 horas. É um teste para te mostrar o quanto gastar com supérfluos diariamente, e como eles atrapalham suas finanças.

É evidente que não terá como passar um dia sem pagar a passagem do coletivo, ou abastecer o veículo, mas criando o hábito de observar o quanto gasta com lanche e outras bobagens todos os dias, verá com o que pode economizar.

E se topar fazer o teste, tente pegar carona com algum vizinho ou colega de trabalho; e que tal levar o almoço 1 dia por semana? Coisas simples assim fazem diferença ao final de um mês comercial.

caderno financeiro amostra

4 – Crie um planejamento financeiro

Objetivos e metas serão palavras indispensáveis para manter suas finanças em ordem. Estabeleça o que deseja alcançar com o controle de suas contas. Crie metas que servirão para quantificar os prazos. Precisa estar escrito quando começará a poupar dinheiro, quando poderá trocar tal eletrodoméstico, etc.

Sem traçar objetivos e metas para seu orçamento pessoal, não conseguirá andar com seu controle financeiro. Ele é basicamente organização, sem a predisposição de tornar sério essa ordem nas finanças, nada funciona.

5 – Investir é o segredo

Depois que manter as finanças em ordem chegará a hora de investir. Esse momento é o ápice de quem conseguiu controlar despesas e receitas e agora tem reservas para fazer mais dinheiro. Agora, é buscar informações mais profundas sobre o mercado financeiro, e começar a se aproximar de palavras como ações, títulos, fundos e tantos outros.

E aí gostou do artigo? Eu te convido a conhecer meu blog, onde falo sobre educação financeira, contas digitais, cartões de crédito e muito mais.

Micileide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *