Parece impossível quando pensamos em economizar e juntar dinheiro no fim do mês. Meu objetivo é tornar a sua vida mais fácil e com menos preocupação com o dinheiro, por isso, separei algumas dicas fáceis para você colocar em prática e tornar isso um hábito.
1 Comece com pouco
Quando você está começando a sua jornada para economizar dinheiro, não é o valor mensal que conta e sim, a consistência. O objetivo é você conseguir poupar todos os meses e assim, criar o hábito aos poucos.
O que eu sugiro é: defina um valor para iniciar, depois de pagar todas as suas despesas, quanto é possível economizar? Será que você consegue R$10 ou R$20? Ótimo, comece por aí, aos poucos vá aumentando a medida que pode poupar mais dinheiro.
Se você gosta de desafios, eu sugiro ver o desafio das 52 semanas que te ajuda a juntar dinheiro durante 1 ano!
Sugestão de leitura: Gastos fantasmas: para onde está indo o meu dinheiro?
2 Realize transferências automáticas
Eu recomendo fortemente que você agende transferências automáticas no dia que receber o seu salário. Como fazer isso? No próprio aplicativo do seu banco você pode fazer esse agendamento para uma outra conta que não seja a sua conta corrente.
Isso te obriga a juntar dinheiro sem você perceber. Entenda que se você deixa o dinheiro na conta corrente, é bem possível que você chegue no fim do mês sem economizar 1 centavo.
Apenas certifique-se de programar bem próximo do dia do recebimento, para que o dinheiro não fique na sua conta corrente, esperando para ser gasto.
3 Use mais o dinheiro e menos cartão
A grande vantagem de usar dinheiro para gastar é o fato de você ter um limite físico, literalmente. Quando você tem o dinheiro em mãos, é mais fácil para se controlar. Por quê? Simplesmente porque sem o dinheiro físico você não poderá comprar.
Essa é uma forma eficaz se você quiser controlar bem os seus gastos e fazer sobrar até o fim do mês.
Eu entendo que nossa vida está cada vez mais digital e também cada vez mais difícil de ter o dinheiro em papel. Mas veja isso como um período até você criar o hábito de se colocar limite nos gastos. Comece com aquelas despesas que você sabe que compra muito: supermercado, farmácia, diversão etc.. Defina um limite para isso e LEVE o dinheiro em espécie.. Ah, e deixe o cartão em casa!
Claro, se houver uma emergência, você precisará gastar. No entanto, o objetivo é desenvolver disciplina para cumprir seus limites. O dinheiro é uma ótima maneira de fazer isso.
Depois me conta se deu certo?
4 Tenha a conta corrente separada da conta poupança
Quanto mais difícil é para acessar o dinheiro, menos usamos. Por isso, não use a mesma conta para o dia a dia e sua reserva dos sonhos. Eu sugiro usar um banco online para juntar dinheiro e deixar ele rendendo durante vários meses.
Claro, o cartão desse banco não pode ficar facilmente na sua carteira podendo ser usado a qualquer momento. Precisa ser difícil resgatá-lo, entende?
Essa tática vai te fazer pensar se realmente é o momento de usar o dinheiro ou não, no artigo “Por que usar dinheiro é uma forma de gastar menos” explica isso. Se for, então você o faz. Se não for, você deixa o dinheiro exatamente onde está.
5 Monitore seus gastos
É a dica mais importante. Depois de juntar e economizar o seu dinheiro no fim do mês, você precisa monitorar o que está fazendo. Isso permite que você faça um esforço consciente e pode alterar o seu futuro.
Imagine que você descobre que está gastando 2x mais em supermercado do que imaginava? Assim, você consegue repensar a sua despesa, economizar em alguns itens e poupar mais dinheiro.
Sugestão de leitura: Como fazer um planejamento financeiro que funciona!
Me conta quais dicas você colocou em prática? Te desejo muita sorte nessa caminhada.
Até logo!
Sou formada em Administração e Consultora Financeira Pessoal. O meu objetivo é te ajudar a atingir os seus objetivos através da organização e planejamento financeiro.
Já transformei mais de 400 vidas financeiras com o método do Caderno Financeiro.