orçamento financeiro

4 maneiras de tornar o orçamento financeiro um hábito

Não há dúvida: as pessoas tem medo de fazer um orçamento por acharem que é muito difícil e leva muito tempo . Só de escutar “organizar o dinheiro“, acaba deixando para depois. Já encontrei pessoas que trabalham com finanças e evitam a palavra “planejamento” e “orçamento” exatamente para evitar gerar medo nas pessoas… é assim que aumenta ainda mais o distanciamento.

Eu quero acabar com essa ideia de que fazer um orçamento financeiro é difícil e trabalhoso e principalmente, que significa que você vai abrir mão de muitas coisas e deixar de aproveitar a vida. Olha, não é verdade! O objetivo é realmente você se organizar para poder fazer o que quiser, com consciência! É ele que vai te direcionar e dizer o que você pode comprar e gastar.

Você percebe como isso é importante e poderoso? Conhecimento de como organizar o seu dinheiro vai te levar à alcançar os seus objetivos e ter uma vida mais tranquila. Veja as 4 maneiras simples de fazer o orçamento financeiro um hábito em sua vida:


1. Separe um tempo para fazer um orçamento


A melhor maneira de criar um hábito é separar um tempo na agenda para fazer. Se você quer fazer do orçamento um hábito, escolha um dia e horário na sua semana para isso. Pode ser 30 minutos em uma quinta feira, por exemplo, para poder anotar todos os gastos e comparar com o que foi planejado. Se você fizer dessa forma, não vai chegar no fim do mês com surpresas de que gastou mais do que deveria. Organize e planeje o seu dinheiro toda semana, esse é o segredo!

Se necessário, coloque um lembrete ou um despertador no seu celular para te lembrar que é o momento de sentar no computador para abrir a planilha, ou usar papel e caneta para revisar os gastos. Neste momento, deixe todas as distrações de lado, porque qualquer coisa parecerá mais interessante do que planejar o seu dinheiro.

2 Planilha ou papel e caneta?

Algumas pessoas preferem uma folha de papel e uma caneta para anotar e planejar os gastos. Outras, já são mais adeptas à planilha mensal. Não tem certo e errado, o bom orçamento é aquele que funciona, independente de qual modelo de orçamento você utilize.

O que eu sugiro em todos os casos: opte pelo simples e prático. Evite planilhas muito confusas que te exige 2h apenas para completá-la. Fazer um orçamento já é algo cansativo e no começo nada prazeroso, então faça com que seja fácil e rápido. Para ter certeza de que é bom para você, teste várias formas de organizar o orçamento.

Outra dica, faça desse momento um ritual: pegue uma xícara de café/chá, coloque uma música ambiente, desligue as notificações, respire fundo e pense que este é um momento de autocuidado. Aproveite o orçamento para obter mais ideias.

organize o seu dinheiro
organize o seu dinheiro

3 Recompense-se por cada passo dado

As pequenas vitórias devem ser reconhecidas. Se você definiu metas para o supermercado, por exemplo, e conseguiu chegar no fim do mês sem passar desse limite, comemore!

Que tal um jantar ou uma ida à pedicure para celebrar esse passo? As recompensas são uma etapa muito importante para criar um hábito, é uma forma de você compensar o esforço e disciplina em fazer algo. Esses resultados são o que o manterão motivado para continuar avançando.

4 Não desanime com o orçamento financeiro

Parece que as coisas não estão dando certo e você não atinge as metas que definiu?

Nenhum orçamento vai ser 100% perfeito, e olha, nem o meu é! Sempre precisamos fazer alterações ao longo do mês o que não significa que você está se perdendo ou está desorganizada. Não deixe que os erros, principalmente do seu passado, te desanime à continuar à organizar e planejar o seu dinheiro. Tenho certeza que com o conhecimento que você adquire vai melhorar cada vez mais.

Caso você sinta que tudo está saindo do controle, pare, respire, abra sua planilha ou o seu caderno e veja o que ainda pode ser feito antes que vire um catástrofe. Volte ao seu caminho de sempre, um passo de cada vez. Acredite que tudo ficará bem!

Com as 5 dicas acima, você cria um hábito em fazer um orçamento, sem estresse! Aproveite cada conquista e passo dado, o orçamento pode ser divertido e motivador quando feito da forma correta!

Eu adoraria saber sua história sobre organizar o dinheiro! Deixe um comentário abaixo!

Até logo,

Kalina

1 comentário em “4 maneiras de tornar o orçamento financeiro um hábito”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *